
PESSOAS
ESCRITHAS
Núcleo de Estudos Críticos, Teóricos e Historiográficos sobre as Américas
QUEM SOMOS
Por trás da ciência
Conheça as historiadoras e os historiadores que constroem o Núcleo de Estudos Críticos, Teóricos e Historiográficos sobre as Américas. Pessoas engajados com o intercâmbio de ideias e os debates potentes.

Giovanni Levi
Pesquisador Convidado
Professor emérito da Università Ca’Foscari de Veneza, Giovanni Levi é considerado um dos precursores da microhistória italiana, ao lado de Eduardo Grendi e Carlo Ginzburg.
Foi professor de Historia Moderna e de História Econômica em universidades de Turim, onde nasceu, de Veneza e Viterbo.
Dirigiu a coleção Microstorie (Einaudi), além da revista Quaderni Storici, ao lado de Carlo Ginzburg.
Mundialmente conhecido por trabalhos pioneiros sobre família, demografia, agricultura e relações sociais e políticas entre os séculos XVII e XVIII, especialmente no Piemonte, Giovanni Levi é o autor de Herança imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte no século XVII, um dos clássicos da historiografia mundial.
É muito perigoso pensar que a História é uma ciência separada das demais. A História é Economia, é Geografia, é Sociologia, é Antropologia. As Ciências Sociais são únicas porque todas se colocam os mesmos problemas. Do mesmo modo, é perigoso dividir a história em histórias. É uma invenção nossa, dos acadêmicos, para se ter mais cátedras. Mas não é possível separar a história política, da história econômica, da história social.
Somos

Minibio
Mariana Rodrigues Tavares é docente do Departamento de História da UFF. Especialista em História social do mercado editorial didático. Coordenadora do podcast Americanidades. Realizou o pós-doutorado em História da Ciência e Divulgação Científica na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutora em História Social pelo PPGH-UFF, com a tese A aclamação das Letras: O Instituto Nacional do Livro e a pedagogia literária no Brasil do século XX, com financiamento da Capes. Atuou como professora substituta de Brasil Republicano e História Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no semestre. Bolsista de Doutorado Sanduíche (2019) na Universidade de Évora, com financiamento da Faperj. Mestre em História pelo PPGH-UFF. Bolsista de Mestrado CNPq, com o projeto Editar a nação e escrever sua história: Livros, projetos editoriais e disputas letradas no Instituto Nacional do Livro. Bacharel e Licenciada em História pela UFF. Prêmio Láurea Acadêmica da UFF em 2014.

Minibio
Norberto O. Ferreras possui graduação em História – Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina). Obteve o Mestrado em História pela UFF e o doutorado em História Social pela Unicamp. Realizou estagios pós-doutorais nos EUA na Harvard University, vinculado à Weatherhead Initiative on Global History. Realizou estágios de pesquisa em instituições dos EUA, Europa, Brasil, México e Argentina. Obteve bolsa de pesquisa da “Princeton University Library Research Grants for 2016-2017”. É Professor Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de História, com ênfase na História da América Latina, atuando nos seguintes temas: Sistemas de Trabalho, Trabalhadores e Movimentos Sociais. Sua pesquisa atual relaciona a OIT e a América Latina entre 1930 e o presente, centrada na questão do trabalho forçado e o trabalho análogo à escravidão. Integra a Rede de Pesquisadores de OIT da América Latina. É Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Coordenador, junto com Pilar González Bernaldo de Quirós, do Grupo de Trabalho da Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus (AHILA) “Historia del derecho internacional desde América latina. Lugares, agentes, lenguajes, escalas y temporalidades del internacionalismo desde América latina, siglos XIX-XX”. Desde 2023, é Investigador Correspondente do CONICET-Argentina.

Minibio
Giselle Martins Venancio é professora Titular de Teoria da História e Historiografia do PPGH-UFF. Coordenadora da área de História e Arqueologia da FAPERJ. Titular da Cátedra Unesco/UFF sobre Desigualdades Globais: novas abordagens. Bolsista de Produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado/ FAPERJ. Professora do Doutorado Patrimônio de Influência Portuguesa, na Universidade de Coimbra, em 2020; Directrice d’études associées à la FMSH ( École des Hautes Études en Sciences Sociales – DEA/ Fondation Maison des Sciences de l’Homme); Pesquisadora Bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2007. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em História da UFF. Graduada em História pela PUC-Rio, com mestrado em História na UFF e doutorado em História Social pela UFRJ/EHESS. Realizou estágio de doutorado sanduíche na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS/Paris), sob a direção de Roger Chartier (bolsista CAPES). Foi bolsista de pós-doutorado júnior do CNPq/ e da FAPEMIG, na UFMG; realizou estágio de pós-doutorado na USP; e na UFMG, com bolsa de pós-doutorado sênior CNPq (2024/25).

Minibio
Ronald José Raminelli é professor titular da UFF, pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e com doutorado em História Social pela USP. Teve financiamento de pesquisa no Ibero-Amerikanisches Institut (Berlim), Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa), École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), Universidad de Murcia (Murcia) e na Harvard University (Cambridge). Atuou como Associate Editor da The Oxford Encyclopedia of Brazilian History and Culture da Oxford University Press/New York. Ministrou curso como The Robert F. Kennedy Visiting Professor no departamento de Romance Language and Literature – Harvard University, financiado pelo The David Rockefeller Center for Latin-American Studies/ Harvard University (Cambridge 2022). Recebeu da UFF o Prêmio de Excelência, na modalidade Prêmio UFF de Excelência Científica categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2018-2019). Pesquisou as hierarquias sociais no Antigo Regime, a ideia de raça e hierarquia racial vinculados ao sangue, defeitos mecânicos e à cor da pele. Atualmente estuda os debates sobre a escravidão, em memórias e romances, investiga particularmente a ideia de raça e nação em Cuba e Brasil no século 19. Os artigos e livros estão disponíveis on line.

Minibio
María Verónica Secreto possui graduação em História pela Universidad Nacional de Mar Del Plata – Argentina, mestrado em História pela UFF (1995) e doutorado em Ciência Econômica pela Unicamp. Foi professora efetiva nas universidades federais do Ceará e Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e História da América comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: história agrária, escravidão, história ambiental. Desde 2008 é professora da Universidade Federal Fluminense, atualmente titular. Tem apoio das agências de fomento à pesquisa CNPq e Faperj, através dos editais Produtividade em Pesquisa (nível 2) e Cientista de Nosso Estado, respectivamente.

Bio
Camila Cunha Moreno é doutora em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ e mestre pela mesma instituição. Possui graduação em Filosofia (UFRGS) e Direito (PUC-RS). É membro do grupo permanente de trabalho Alternativas al Desarrollo, do Grupo de Trabalho de Ecologia Política do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Como pesquisadora monitora as negociações internacionais sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) desde 2008 e de Biodiversidade (CBD) desde 2006. Já participou de conferências ou encontros internacionais promovidos por agências do sistema ONU ou agências de cooperação multilaterais, na capacidade de representante de organizações e articulações da sociedade civil brasileira. Sua principal área de estudo e produção tem sido as interfaces entre as políticas de clima e a ecologização do capitalismo.

Bio
André Carlos Furtado é professor da Faculdade de História (FHT) – na qual atuou como Diretor e Coordenador do Curso – e do ProfHistória da Unifesspa, Campus Xinguara. Doutor pelo PPGH-UFF, título obtido na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com estágio supervisionado por Jean Hébrard junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS / Paris), por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Igualmente pelo PPGH-UFF, e com bolsa da CAPES, concluiu o Mestrado cuja dissertação venceu o “Prêmio Biblioteca da UFF” (2014) que a transformou no livro As edições do cânone. Da fase buarqueana na coleção História Geral da Civilização Brasileira, 1960-1972 (Eduff, 2016). Sua tese, “Das fortunas críticas e apropriações ou Sérgio Buarque de Holanda, historiador desterrado”, também recebeu horarias: o “Premio Internacional de Historia Intelectual en América Latina” (2016); o “Prêmio PPGH-UFF de Teses” (2019); e o “Prêmio UFF de Excelência”, na categoria: “Melhor Tese do ‘Colégio das Humanidades'” (2019), sendo, por isso, publicada como Sérgio Buarque de Holanda, historiador desterrado (Eduff, 2022). É Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – Furb e integra grupos de pesquisa, no Brasil e no exterior (França e México), além de ser o líder do Centro de Estudos em Teorias da História e Historiografias (Cethas), por meio do qual coordena os seguintes projetos: 1) “Sob o signo da diversidade: o protagonismo latino-americano nos debates da Unesco”, contemplado pelo Edital Universal n. 18/2021, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e 2) “O cânone transatlântico: circulação de ideias, temporalidades e historiografias conectadas (1945-68)”, contemplado no Edital n. 08/2024 do Programa CAPES-COFECUB (Comité Français d’Évaluation de la Coopération Scientifique et Universitaire avec le Brésil), sendo que ambos congregam instituições nacionais e internacionais. Tem interesse pelas seguintes áreas: Historiografia, Teoria e Metodologia da História, com ênfase na História do Livro, da Edição e da Leitura, Recepção, Autoria e Ensino de História.

Bio
Gustavo Alejandro Sorá possui graduação em Antropología pela Universidad Nacional de La Plata, especialização em Sciences Sociales pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, mestrado em Antropologia Social pela UFRJ e doutorado em Antropologia Social pela UFRJ. Foi professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professor Externo da Universidad Nacional de Córdoba. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana. Atua principalmente nos seguintes temas: Edição, Mercados culturais, José Olympio, Literatura e política, Livro e poder e Nacionalismo cultural. Hierarquia de lugares e interdependências espaciais: centros e periferias na evolução do campo editorial argentino é sua temática de estudo mais recente.

Bio
Lorenna Ribeiro Zem El-Dine é Pós-Doutoranda pela UFF com bolsa de pesquisa pela Fundação de Amaro à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), sob a supervisão da profa. Dra. Giselle Martins Venancio. É doutora em História pelo PPGHCS, da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, mestre em História pelo PPGHIS da Universidade Federal do Espírito do Santo, bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Viçosa. Foi pesquisadora em estágio de Pós-Doutorado no Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz. Foi pesquisadora bolsista da CAPES e do Programa de Doutorado Nota 10 da FAPERJ (2015 a 2017). Foi professora de História da Educação Básica do Estado de Minas Gerais e do Estado do Espírito Santo. Foi professora tutora do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação Cecierj. Foi professora pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil, UAB/CAPES, no curso de Licenciatura em História, modalidade à distância, da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História das Ciências e da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos intelectuais, modernismo, debate racial, eugenia e interpretações do Brasil nas primeiras décadas do século XX. Email:lrzedine@gmail.com

Bio
Maria Cristina Sarita Mota, historiadora é Bacharel e Licenciada em História pela UERJ, onde também cursou a Especialização em Teoria da Literatura/Literatura Comparada, e concluiu o Mestrado em Ciências Sociais, com área de concentração em Estudos Urbanos. Ccursou História na UFRJ, Direito na UNIMSB e na UFRRJ. Possui Doutorado em Ciências Sociais, com área de concentração em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela UFRRJ, e possui título de Doutora em História Moderna e Contemporânea pelo Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL). Dedica-se à História Agrária, Ambiental e da Administração da Justiça, com interesses em cruzamentos disciplinares e nos seguintes temas: terra, poder, territorialidades, direitos de propriedade, conflitos fundiários, criminalidade, cidadania e mudança social. Tem ampla experiência em investigação, docência e prática de ensino supervisionada, com atuação no ensino básico, técnico e tecnológico e no magistério superior. Exerceu funções de gestão em instituições públicas de Ciência e Tecnologia (CPrM, Bibliex), e foi coordenadora de projetos de extensão universitária (UERJ) e projetos de integração social (SESC-Rio). Atualmente é Investigadora integrada do CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia), do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL), onde é membro do Grupo de Investigação Dinâmicas Históricas e Integração Global do Mundo, e coordenadora do projeto Terra, Poder e Territorialidades na América Portuguesa, séculos XVI-XIX, sendo também uma das coordenadoras do ciclo de seminários Cidades e Impérios: Dinâmicas Locais, Fluxos Globais, articulando várias parcerias interuniversitárias. É membro de associações profissionais, como Asociación Latinoamerica de História Rural (ALAHR), a Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), a Rede História Rural em Português (Rural Report), da Rede Portuguesa de História Ambiental (Report(h)a) e filiada do GT História Ambiental da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). Curriculum atualizado no CIENCIA VITAE: https://www.cienciavitae.pt/portal/351D-1C7E-FA52 / E-mail: sarita.mota@iscte-iul.pt.

Bio
Edneila Rodrigues Chaves é doutora em História pelo PPGH_UFF, Mestre em História pela UFMG, Licenciada e Bacharel em História pela PUC-MG. Pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense, com etapa no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (IUL-Lisboa/Portugal), na função de Investigadora Visitante. É prrofessora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades , lecionando na graduação, no bacharelado e no Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais, com atuação na formação de recursos humanos. Foi professora do Ensino Básico na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte-MG. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (2018-2020) e vice-coordenou o Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias (2022). É pesquisadora do PPGER, linha de pesquisa “Configuração do Rural, Política e Meio Ambiente”; do NESA (PPGER/UFVJM/CNPq), linhas de pesquisa “Terra, Tempo e Sociedades” e “Grupos Sociais Rurais: realidades, teorias e representações”; da Rede Nacional de Pesquisa Agricultura familiar, inclusão produtiva e acesso a mercados no Semiárido Mineiro (UFV-FAPEMIG/MG). É membro da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Asociación Latinoamericana de Historia Rural (ALAHR). Trabalha com os seguintes temas: terra, agricultura, políticas públicas, escravidão negra, justiça, poder.

Bio
Adrián Gustavo Zarrilli es graduado em História pela Universidade Nacional de La Plata. Doutor em História pela mesma instituição, com pós-doutorado pela UFRRJ. Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (CONICET). É professor titular da Universidade Nacional de Quilmes e da Universidade Nacional de La Plata. Foi Presidente da Sociedade Latino-Americana e do Caribe de História Ambiental (SOLCHA) e diretor do Centro de Estudos de la Argentina Rural UNQ. Atualmente dirige o Programa de Pesquisa da UNQ “Argentina Desigual: Meio Ambiente, Produção e Qualidade de Vida em Áreas Rurais (1960-2019)”. Pesquisador em questões relacionadas ao meio ambiente e à sociedade, numa perspectiva histórica e atual. Linha de pesquisa: História ambiental latino-americana. Em particular, se interessa pela relação entre sociedade e natureza, com foco em questões relacionadas ao desenvolvimento rural e à sustentabilidade, ao desmatamento e à expansão da fronteira agrícola, bem como aos conflitos ambientais na região do Gran Chaco argentino. Professor visitante nas universidades de Salamanca, Almería, Castilla-La Mancha (Espanha); Colima e Sonora (México); Federal Fluminense, Grande Dourados, Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil); Pau (França) e Cidade do Conhecimento (Panamá). Pesquisador visitante no Rachel Carson Center for Environment and Society, Munique, Alemanha (2017) e pesquisador visitante na Universidade de Princeton (2020 e 2023). azarrilli@unq.edu.ar

Bio
Roberta Ferreira Gonçalves é bacharel e licenciada em História, com bolsas de Iniciação Científica financiadas pelo CNPQ/PIBIC. Mestre em História pelo PPGH-UERJ, com bolsa CAPES, onde analisou o projeto de criação e as redes intelectuais em torno da revista O Tico-Tico. Doutora em História pelo PPGH-UFF, financiada com bolsa CAPES. No doutorado, realizou pesquisa sobre o projeto editorial e formativo da revista O Tico-Tico (1905-1962) a partir de temas como Práticas de Leitura, Infância, Educação e História. A tese foi indicada para publicação e prêmios. Na educação básica, foi professora substituta no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAP UERJ e no Instituto Federal Goiano, Campus Trindade e Campus Hidrolândia, entre outras atividades. Atualmente é professora concursada da educação básica na SEDUC GO. Suas pesquisas se direcionam para os campos do Ensino de História, da História do Brasil Republicano, da História da Educação e da Infância.

Bio
Idalina Maria Almeida de Freitas possui graduação em história pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado em História pela Univrsidade Federal Fluminense. Atualmente é professora adjunta da Universidade Internacional da Integração Afro-Brasileira – UNILAB, campus dos Malês, Bahia. Tem se dedicado a pesquisas nas áreas de História da África, Pós abolição, Gênero e Ensino de História.

Bio
Agustín Juncal Pérez é professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de la República (Udelar, Uruguai), é graduado em Sociologia e mestre em História Política pela Faculdade de Ciências Sociais da Udelar, e doutor em História pelo PPGH-UFF. Atua como professor na área de História Política do Departamento de Ciência Política.

Bio
Valério Rosa Negreiros leciona e pesquisa História na Universidade Estadual do Piauí, na condição de professor Adjunto. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí e Mestre em História pela UFF. Doutorou-se na UFF, com estágio no Institut des Hautes Études de L?Amérique Latine (IHEAL) da Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3), sob a supervisão de Juliette Dumont. Sua tese recebeu a 2a Menção Honrosa do Prêmio Silvio Romero / Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2020. Tem experiência na área de História, com ênfase na história do patrimônio cultural brasileiro; UNESCO; intelectuais; folcloristas; identidade nacional. Integra o Núcleo de Pesquisa em História e Educação (NUPEHED/UESPI) e participa como Vice-líder do Centro de Estudos em Teorias da História e Historiografias (CETHAS/UNIFESSPA).

Bio
Nayara Galeno do Vale é Doutora em História pela UFF, Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ, bacharel e licenciada em História pela mesma instituição. Foi bolsista da Fundação Biblioteca Nacional e professora da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi professora substituta do Colégio de Aplicação da UFRJ e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Foi bolsista de Doutorado do CNPq e de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES (2017), tendo realizado estágio no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa. Organizou Histórias no Singular: Textos, Práticas e Sujeitos (2019, Editora Appris), Escritas Renunciadas (2022, Editora Fino Traço) e escreveu o livro História da Universidade Federal Fluminense – 60 anos (2022, Eduff). Atualmente é professora da Prefeitura do Rio de Janeiro e realiza pesquisa nas áreas de Educação e História, com ênfase em historiografia. Atua principalmente em pesquisa sobre as temáticas: ensino de História, biografia, intelectuais, identidade nacional e história institucional.

Bio
Fábio Ferreira Ribeiro é professor Associado da Universidade Federal Fluminense, mesma instituição em que obteve o título de Doutor em História pelo PPGH. Mestre em História Social pelo PPGHIS/UFRJ, possui graduação em História pela UFRJ. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ibero-Americana (Política e Econômica) e Metodologia de Pesquisa.

Bio
Leide Rodrigues dos Santos é doutoranda em História pelo PPGH-UFF. Mestre em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, é especialista em Diversidade e Educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e em História do Brasil pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, onde graduou-se em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando em temas como história da educação de jovens e adultos, material didático, ditadura civil-militar. Atualmente é professora de História da rede pública no munícipio de Gandu-Bahia.

Bio
Tatiana de Carvalho Castro é doutora em História Social pelo PPGH-UFF. Mestre em História Social pelo mesmo programa, é licenciada em História (Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG) Unidade Campanha – MG. Além do Escrithas, é integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e Subjetividades (LEGES-UFF). No momento desenvolve pesquisa sobre o cinema brasileiro, representações do feminino em impressos do século XX, estudos de gênero e relações culturais entre Brasil e Estados Unidos no início do século XX. Tem interesse em História Contemporânea com ênfase nas relações entre Brasil e Estados Unidos ao longo do século XX, história das mulheres, estudos culturais, autoria no cinema, impressos e história e cinema. Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior).

Bio
Clara Thaís Pereira de Andrade é graduada em história pela UFF (licenciatura e bacharelado). Atuou como bolsista do projeto “Eaux des Colonies [en construction]”, coordenado pela artista visual Rosângela Rennó. Participou do e-book organizado por Larissa Moreira Viana, Educação antirracista: propostas para o ensino de história. Foi aluna do Minor em Desafios Globais (UFF). Atuou como editora aprendiz voluntária na Revista Nordestina de História do Brasil e como monitora bolsista da disciplina de História da América 2 na UFF, onde também foi monitora voluntária na disciplina de História da América 3. Possui interesse nas áreas de história das Américas e história da África, com ênfase em temas como relações raciais, relações de gênero, identidades, representações, literatura, história da edição e da leitura.

Bio
Caroline dos Santos Guedes é graduada em História pela UFF, com bolsa PIBIC-UFF (2009-2013), mestre e doutora em História pelo PPGH-UFF, ambos com bolsa CAPES. Como pesquisadora atua em temas relacionados à história da América, história tardo-colonial (fins do Antigo Regime), história religiosa e de agrupamentos negros nos séculos XVIII e XIX. Durante o ano de 2021, geriu a área de eventos e projetos sociais do Planetário da Gávea, liderando o processo de democratização do equipamento. No ano de 2022 geriu o projeto “Livres para Estudar”, da Secretaria Municipal de Educação carioca, que distribuiu mais de 13.000.000 de absorventes impactando mais de 164.000 meninas. Atualmente é coordenadora de projetos estratégicos na Secretaria Municipal de Educação.

Bio
Maria Rocha Estebanez tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômico-Social. Atualmente é bolsista PIBIC, pelo segundo ano consecutivo, no projeto “A política de grãos. Das travas mercantilistas ao mercado dos séculos XIX e XX”, de María Verónica Secreto.

Bio
Marco Antonio Serafim Carvalho é Doutor em História pelo PPGH-UFF, tendo sido pesquisador-bolsista CAPES e cumprido doutorado-sanduíche na Universidad Nacional de Quilmes (UNQ), em Buenos Aires, com bolsa da parceria CAPES/ MinCyT. Mestre em História pelo PPGH-UFF, com dissertação nas áreas da História da América Latina Contemporânea e História Intelectual. Bacharel e Licenciado em História pela UFF, com experiência na área de História, ênfase em História da América Contemporânea. Bolsista-pesquisador TCT – FAPERJ (2023), responsabilizando-se pelas redes sociais e organização de eventos acadêmicos do ESCRITHAS. De março/2024 a fevereiro/2025, atuou como professor substituto de História da América Contemporânea na UFF de Campos dos Goytacazes, ministrando as disciplinas História da América II (obrigatória) e Utopias e Distopias na formação do Mundo Contemporâneo (optativa criada por ele).

Bio
Lucas de Carvalho Cheibub é graduado em História pela UFF. Mestre em História pelo PPGH- UFF, onde realiza seus estudos de doutorado. É bolsista CNPq pelo projeto “Cidades Inteligentes e sustentáveis: abordagens históricas e possibilidades de pesquisa em História”, com estágio de pesquisa no Institut des Hautes Études sur lAmérique Latine (IHEAL) do Centre de Recherche et de Documentation sur les Amériques (CREDA) da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, sob a supervisão de Franck Poupeau através do programa CAPES/COFECUB (Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil). Tem interesse na História do Livro e da Leitura. Pesquisa sobre História, Literatura, Cidade e Memória; voltando-se para a produção, circulação e recepção dos textos de Lima Barreto.

Bio
Ronnald Barboza Trindade é aluno da Licenciatura em História da UFF. Participou do Projeto de Iniciação Científica “Cidadania, turismo e educação através da História de Niterói” (2022-2023) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2023-2024) no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). Também esteve envolvido no Projeto de Extensão “DiverCine: cinema, diversidades e educação” (2024). Atualmente é bolsista de iniciação científica do projeto “Capítulos da Historiografia das Ciências Sociais no Brasil: Arthur Ramos, a Editora Civilização Brasileira e as Questões Raciais no Brasil do Século XX”, coordenado por Mariana Trindade.

Bio
Luiz Argolo de Melo é doutorando em História Social pelo convênio UFF/UEFS/PCI. Mestre em História Regional e Local – UNEB/PPGHIS/CAMPUS V, é especialista em Planejamento e Gestão para Educação pela UNEB/VAPUS I. Licenciado em História pela UNEB/CAMPUS V, é professor da Educação Básica no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Bio
Gabriel Vitorino Sobreira é professor efetivo da rede municipal de Barra Mansa desde 2010, possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e mestrado pela mesma instituição. Atualmente é doutorando pelo PPGH-UFF. Tem experiência nas áreas de Coordenação Acadêmica, Ensino de História e História com ênfase em História Econômica e Social do Brasil Contemporâneo.

Bio
Luis Henrique Lima da Rocha possui graduação em História pela UFF. Atualmente é aluno do Mestrado em História Social do PPGH-UFF, com projeto orientado por Verónica Secreto. Além do ESCRITHAS, também participa do LEHS (Laboratório de Experimentação em História Social).

Bio
Gustavo Santos da Silva possui Graduação em História pela UFF e Mestrado em História pela mesma instituição. Atualmente é Doutorando, pelo PPGH-UFF com a pesquisa “Alicia Eguren e John William Cooke e as fontes formadoras do Peronismo Revolucionário: Nacionalismo e Socialismo na Argentina, 1943-1977”. É Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos Nacionais e Estratégicos Moniz Bandeira; integrante do projeto de extensão Cinema e Memória na América Latina (IACS-UFF). autor do livro Os Proletários da Bola: The Bangu Athletic Club e as lutas de classes no futebol da Primeira República (1894-1933) (Multifoco, 2017). Desenvolve pesquisas relacionadas a História Política Argentina, Marxismo Argentino e Latino-Americano, História do Peronismo, Nacionalismo na América Latina, Marxismo e Questão Nacional, Cinema Latino-Americano e História social do futebol.

Bio
Julia Teixeira da Silva é graduada em História (Licenciatura) pela UFF. Mestranda do PPGH-UFF, atuou como bolsista de pesquisa histórica do projeto “Eaux des Colonies”, criado e coordenado pela artista visual Rosângela Rennó. Atuou como professora bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), no Ensino Fundamental II. Possui interesse em História do Brasil Império, com ênfase em temas como nação, escravidão e as relações raciais e de gênero.

Bio
Maria Fernanda Melo e Guimarães é graduada em Licenciatura em História pela UFF. Atualmente é aluna do Mestrado em História Social do PPGH-UFF e estudante do bacharelado em História na mesma instituição.

Bio
Andrey Borges Bernardes é professor de História no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), campus Ouricuri. Doutorando em História pelo PPGH-UFF, é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Vale do Sapucaí. Foi assessor da Secretaria Municipal de Educação de Ouricuri/PE (2019-2021) para a elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais.

Bio
Karen Souza da Silva é mestra em História Social pelo PPGH-UFF, onde também realiza seus estudos de doutorado em História Social. Possui graduação (Bacharelado) em História pela UFF e em Comunicação Social – Jornalismo pelas Faculdades Integradas Ipitanga. Tem experiência em gestão integrada da comunicação e em jornalismo cultural, com ênfase em Literatura. Foi Bolsista TCT5 Faperj, vinculada ao ESCRITHAS. É integrante do Centro de Estudios de la Argentina Rural (CEAR-Universidad de Quilmes, Argentina), onde cursa o doutorado em Estudos Territoriais com bolsa Volkswagen pelo projeto Turning Land Into Capital. Faz parte do laboratório Afro-latino América, coordenado por Viviana Gelado, do Commun-UFF e do CDG-UFF. Suas pesquisas históricas buscam problematizar as metaconfigurações do capitalismo por meio de estudos que situam o conhecimento científico ocidental e as fronteiras agrárias e da escravidão negra nas Américas no centro do debate sobre assimetrias sistêmicas globais de longa data. Áreas de interesse: Comunicação e divulgação do conhecimento científico, Literatura comparada da América Latina, História e Historiografia da Comunicação e do Cinema, História da Escravidão Negra nas Américas.

Bio
Caio Affonso Leone é doutorando PPGH-UFF, onde estuda a tradução da literatura brasileira nos Estados Unidos no século XX, sob a orientação da prof. Dra. Giselle Venâncio. Possui Graduação em História pela UFF, tendo sido bolsista CAPES de Iniciação Científica do Programa de Cooperação Acadêmica da UFF, sob orientação do Professor Dr. Paulo Kanuss. Possui mestrado em História pelo PPPGH/UFF, sob orientação do Professor Dr. Renato Júnio Franco, com bolsa CNPq. Sua pesquisa de mestrado se ocupou da trajetória e obra de Erasmo de Roterdã, com ênfase no conceito de Tolerância Religiosa. Desde 2020 faz parte do grupo Arte, Teorias e História, orientado pela Professora Dra. Beatriz Viera e vinculado à Comunidade de Estudos de Teoria da História da UERJ (COMUM/UERJ). Atualmente faz pós-graduação em Gestão Editorial pelo Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE). Atua nas áreas da História da Cultura, História Intelectual e História da Cultura Escrita.

Bio
Mirian dos Santos Marques é doutoranda em História pelo PGH-UFF e Mestre em História pelo mesmo programa e instituição. Graduada em História pela Universidade do Estado Bahia (UNEB), foi Bolsista CAPES durante os estudos de Mestrado. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPESB no projeto ‘O cinema, os literatos e as representações das cangaceiras (1950-1980)”. Atualmente se dedica ao estudo de ”revistas de emoções”; modos de circulação e execução; recepção, representação do texto e espaço Ibero Atlântico, com estadia no Instituto Ibero-Americano (IAI) em Berlim,

Bio
Thiago de Paula possui bacharelado em História – Memória e Imagem pela Universidade Federal do Paraná. É Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Paraná, tendo atuado como bolsista CAPES (2021-2023). Atualmente doutorando no PPGH-UFF, tem interesse nas áreas de História Intelectual, Historiografia, História e Literatura, História Regional.

Bio
Gabriela Monteiro da Costa é doutoranda em História Social no PPGH-UFF. Mestre em História Social pela mesma universidade, desenvolve pesquisa na área de História Contemporânea, com ênfase em história cultural. Mais especificamente, estuda a relação entre História e Literatura, trajetórias intelectuais, relações de gênero e circulação de ideias na temática do Modernismo, através das obras de Virginia Woolf. Possui experiência na área de arquivos históricos e documentação. Foi contemplada pelo Edital Capes/PDSE 2024, cumprindo, sob a supervisão da Profª. Dra. Ana Claudia Suriani, na University College London (UCL), o período de pesquisa de 6 meses.