Escritas em Curso
Neste primeiro semestre de 2021, as novidades das cátedras remotas disponíveis para os alunos do Instituto de História ficam por conta de uma variada oferta de disciplinas instrumentais oferecidas por pesquisadores do Escritas. As disputadas disciplinas que integram o ciclo básico de formação dos graduandos completam a lista.
Giselle Venancio volta a colocar os alunos em contato com textos considerados “clássicos” – sem negligenciar os recentes, questionadores e polêmicos -, ao falar sobre temáticas importantes para o desenvolvimento do ofício do historiador na disciplina Introdução aos Estudos Históricos, ministrada nas manhãs de terça-feira. A mesma disciplina, IEH, também é ministrada terças e quintas-feiras, à noite, por Francine Iegelski, com enfoque centrado na apresentação e discussão da disciplina histórica na modernidade.
Em dia com o contexto de pandemia, Verónica Secreto recebe, terças e quintas à noite, os “calouros” da Universidade Federal Fluminense com seu História Econômica Geral e do Brasil repaginado. Ao apresentar os processos socioeconômicos que transformaram o mundo, a historiadora volta aos tempos da revolução industrial, acompanhando as dimensões conflictivas da ascensão do capitalismo até a crise econômico-sanitária do presente. No menu de disciplinas instrumentais oferecidas por integrantes do Escritas, enquanto Secreto revela os segredos por trás da transformação de um bom projeto de pesquisa em realidade prática em História e Pesquisa, terças e quintas à noite, Giselle Venancio conduz, às sextas pela manhã, os imperdíveis encontros do Laboratório de Ensino e Pesquisa I, refletindo sobre a prática da escrita da história e estimulando a produção prática, ao dar as bases para a escrita de um ensaio historiográfico. O horário do semestre também conta com Vídeo-História, com Francine Iegelski, sextas à noite, e História e Ensino, com Ronald Raminelli, terças e quintas pela manhã – mesmo dia e turno de História do racismo e antirracismo nas Américas, magistralmente ministrada pelo professor.